domingo, 24 de julho de 2011

Serra da Piedade

No dia 23 de Julho(sábado) fizemos um pedal longo de Raposos a Serra da Piedade em Caéte.
Saimos do adro da igreja junto com a galera de Nova Lima,subimos para o Distrito do Morro Vermelho onde paramos para tirar algumas fotos,logo após seguimos para a cidade de Caéte onde também fizemos uma parada rápida antes de pegar a subida até o pico da serra.O Total desse percurso de ida foi exatamente 45 km.
Na volta a turma de Nova Lima voltou pelo mesmo trajeto e nós fizemos outro,que nosso companheiro chambinho nos conduziu.Fizemos a volta na Serra da Piedade passando por uma mineradora desativada andamos aproximadamente 27 KM e saimos em Sabará,paramos para descansar um pouco até de pegar a antiga linha férrea que liga Sabará à Raposos.O total deste trajeto de volta foi de 40 KM.
Durante todo rolé passamos por paisagens maravilhosas,monumentos históricos,comemos muita poeira(rsrs),mas no fim deu tudo certo.
Queriamos agradecer imensamente a turma de Nova Lima(Brigittes Corporation)http://brigittescorporationmtbnl.blogspot.com/que nos acompanhou no passeio.


Chegada em Raposos-MG

Veja e baixe todas as fotos clicando no link abaixo:

https://skydrive.live.com/?cid=6821EC484B9A89A5&id=6821EC484B9A89A5!1561&sc=photos

A Serra da Piedade, um dos picos mais elevados da cordilheira do Espinhaço, com altitude de 1.783 metros, localiza-se no município de Caeté, divisa com Sabará. Sua história está estreitamente ligada a ocupação do território mineiro, como um dos mais significativos referenciais utilizados pelos primeiro aventureiros em busca de ouro.

Sua vocação mística iniciou-se a partir da lenda da menina muda de nascença, que avistando no alto da Serra da Piedade, a figura da Virgem com Jesus em seus braços, começou a falar, contando o ocorrido. Nossa Senhora reapareceu várias vezes para a menina, que, muito piedosa, foi curada .

A lenda da aparição da virgem cativou o fidalgo português Antônio da Silva Bracarena, rico oficial de cantaria que decidiu construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. A ereção do templo iniciou-se a partir de setembro de 1767 , sendo que um de seus sinos data de 1770. A imagem de Nossa Senhora da Piedade , que segundo alguns autores veio da cidade do Porto, se encontra ainda hoje no altar-mor da igreja.

Após a morte de Bracarena, o Santuário foi habitado por ermitões, que viviam a rezar e a esmolar para as obras da capela. No inicio do século XIX, Padre Gonçalves Pereira, vigário de Roças Novas, resolveu tomar para si a tarefa de cuidar do templo. Nos fins de semana, autorizado pelos proprietários, subia a Serra com escravos para meditar. Esses rituais e a devoção do padre perduraram pelos cinqüenta anos em que permaneceu à frente do Santuário e passaram a atrair multidões de devotos.