Dicas

Como limpar o seu Camelback

Por princípio toda a água é suja. Salvo tendo certeza do contrário, melhor não arriscar e carregar toda a água que vai beber com você. A caramanhola é prática para pedais curtos, abaixo de duas horas. Para longas viagens o método mais fácil e consagrado é carregar a água numa mochila de hidratação, conhecida pelo povão como camelback.

Aqui vai uma dica de como limpar o saco de água da parada. Para começar nada de detergentes, todos deixam gosto. Outro cuidado importante é só colocar água limpa, nada de sucos, pózinhos e outras coisas. Você vai pegar um punhado de sal grosso, bastante mesmo e colocar dentro do saco com um pouco de ar e água. Chacoalhe bastante. O sal raspa as algas e também mata vários bichinhos. Depois disso você lava bem com água de torneira, esvazia e coloca uma colher de sopa de bicarbonato. Coloque um pouco de água e tire o ar. Deixe lá por 24 horas. No outro dia lave e deixe secar na sombra, nunca coloque o seu saco no Sol! Aí pode usar mais uns 6 meses antes da próxima limpeza.

Acha muito tempo? Sei de gente que não lava tem mais de ano! No começo você se preocupa muito com o estado do saco de água do camelback, depois, de tanto comer bosta de boi você diminui um pouco a frescura. Até porque bosta de boi é relativamente limpa, principalmente se comparada com corrimões em locais públicos ou com as teclas da máquina de tirar dinheiro no banco.

Resumindo:

1. Pegue um punhado (200gr.) de sal grosso e coloque juntamente com água dentro do camelback.
2. Chacoalhe bastante, note que o sal raspa todas as impurezas e mata as possíveis bactérias.
3. Retire a água com sal e lave bem com água corrente.
4. Coloque uma colher se sopa de bicarbonato, um pouco de água (300ml) e tire o ar que sobrar.
5. Deixe a mistura descansar por 24h.
6. Depois é só lavar novamente e deixar secar a sombra.

A bicicleta ideal para trilhas

Para a pessoa se aventurar numa trilha, enfrentar terra, buracos e até asfalto, a bicicleta ideal é a Moutain Bike que possui o pneu largo, a roda com 26 polegadas e a posição de pilotagem te dá um certo conforto. Este modelo tem uma estrutura forte, com boa resistência, e, ao mesmo tempo, tem a velocidade de uma bicicleta ideal para asfalto.



Mantenha a bicicleta em bom estado

Ao andar em trilhas, a bicicleta sofre um certo desgaste, desta forma, você deve fazer uma manutenção periódica nos pneus e na corrente. "O ideal é fazer uma revisão a cada 6 meses, dependendo de quanto você utiliza a bicicleta", afirma Marcelo.

A limpeza é essencial

Para a bicicleta durar mais, ela deve ser limpa depois do uso. Se você fizer uma trilha molhada por exemplo, deve lavá-la em seguida. Prefira fazer a limpeza em lojas especializadas, não basta jogar água e pronto. "Existem rolamentos na bicicleta que se desgastam com o acúmulo da sujeira e ás vezes é imperceptível", alerta Marcelo.

Se você preferir, também pode fazer isso em casa, mas peça orientação a quem entende. É importante manter a corrente lubrificada para não estragar de forma prematura.

Principais acessórios

Os acessórios, além de oferecerem segurança, facilitam a vida do ciclista. Alguns são considerados básicos e outros opcionais. Veja o que é mais necessário para você:

Básicos

  • Refletores de pedal, laterais, traseiros e dianteiro;

  • Estrobo traseiro (luz vermelha piscante) para sinalização noturna do ciclista, nas trilhas noturnas, serve para localização dos colegas ciclistas;

  • Buzina;

  • Caramanhola (garrafa térmica, especial para ciclistas);

  • Bolsa de selim para guardar as ferramentas e os equipamentos reserva;

  • Os itens de segurança como capacete, luvas, joelheira e cotoveleira;

    Opcionais


  • Ciclocomputador, para determinar distâncias percorridas;

  • Bar-end, para mudar a pegada do guidão e facilitam nas subidas, mantendo o equilíbrio no ciclista;

  • Pedaleira (armação de plástico preso ao pedal) para manter o pé é encaixado para maior aproveitamento da força da pedalada.



  • Dicas para andar de bicicleta em trilhas

    Aproveitar os finais de semana para andar de bicicleta é uma ótima opção de lazer e esporte. Você pode incrementar mais a diversão e sair das tradicionais ruas e circuitos urbanos para pedalar em trilhas e curtir a natureza. Mas antes de se aventurar por lugares menos conhecidos, é necessário ter mais informações sobre esse tipo de esporte.

    Antes de tudo, é bom saber que andar de bicicleta em trilhas exige um conhecimento básico na troca de pneus e conserto da corrente. "A pessoa deve ter em mente que a qualquer momento a bicicleta pode quebrar numa trilha", afirma Marcelo Maciel, instrutor de Moutain Bike do Adventure Camp, que oferece treinamento de corridas de aventura.

    Além do mais, a bicicleta deve estar em boas condições de uso, para isso, a manutenção preventiva e corretiva é extremamente necessária. "A pessoa pode fazer isso em casa, se souber, ou procurar uma loja especializada", complementa Marcelo.

    Possuir um bom equipamento é requisito básico. Quem anda ou pretende andar com mais freqüência em trilhas, deve, de preferência, adquirir uma bicicleta com qualidade. "As pessoas se enganam quando acham que uma boa bicicleta é aquela que possui diversas marchas", diz Marcelo Maciel, que também é sócio da Pedal Power, loja especializada em bicicletas.

    Para saber onde andar, basta entrar em contato com a secretaria de turismo da sua cidade, obtendo informações sobre regiões naturais e, de preferência, já freqüentadas por ciclistas.



  • Dicas para um passeio seguro de Bike

    1. Lembre-se que a alimentação deve ser leve e conter os nutrientes certos para o desgaste que seu corpo irá sofrer no percurso, a melhor dica é procurar um profissional de nutrição para orientar-se.
    2. Protetor solar é de uso obrigatório, mesmo naqueles dias em que o sol não esteja visível, em caso de não saber qual FPS usar, consulte um médico.
    3. Agora verifique o estado de sua bike, antes de por a roda na lama, no mato ou no asfalto certifique-se de que sua magrela está revisada, parafusos bem apertados, câmbios regulados e freios tinindo, pois com certeza você irá usá-los bastante, pneus calibrados, correntes, cassetes e coroas lubrificados;
    4. Em seguida observe a amarração da bike no veículo (você nunca iria se perdoar se algo de mal acontecesse com sua companheira de aventura, estou falando da Bike tá!);
    5. Capacete, teste antes de efetuar a compra, ele deve ficar bem justo evitando tapar sua visão, no mercado hoje existe a possibilidade de regulagem de tamanho através de um mecanismo que o ajusta a vários formatos e tamanhos de cabeça;
    6. Blusas/Bermundas (manga longa ou curta, bermuda ou calça, lembre-se de que no meio do mato existem galhos, mosquitos e outros seres que cortam, furam e machucam e que é você quem está no ambiente deles não adianta os culpar, previna-se, mangas longas e calça normalmente são uma boa pedida. Obs: Calças de tactel folgada costumam enganchar na coroa da bicicleta e em galhos pelo caminho o que pode ocasionar um acidente, o mais adequado são calças especializadas para MTB);
    7. Tênis (é bem provável que em seu caminho exista uma grande poça de água/lama, portanto tênis que secam rápido e/ou que sejam resistentes a água são os mais indicados);
    8. Cotoveleira, tornozeleira, joelheira são equipamentos existente, no entanto quem pratica o MTB precisa sentir-se confortável e ver o que melhor lhe convém,
    9. Luvas que evitam calo e lhe dão mais firmeza é sempre boa!
    10. Óculos, é uma opção interessante alem de prevenir contra raios UVA e UVB evitam que terra, água e outros entrem em seus olhos e causem um acidente, a escolha do seu óculo vai muito alem do design passa pelo tipo e qualidade de lentes, prefira os óculos que sejam anti-embaçante ou use produtos que evitem o embace;
    11. Líquidos, a reposição de líquido, Açúcares e sais são primordiais para todas as atividades físicas principalmente para as aeróbias como o MTB, portanto água e repositores de minerais são importantes, mas evite o consumo de produtos sem orientação de profissionais da área de saúde (médicos e nutricionistas). Quanto ao armazenamento você tem a opção de garrafinhas e/ou bag back (bolsas que fica nas costas com mangueiras que levam o líquido até sua boca), as bags são interessantes porque te mantém concentrado no caminho e não tem a necessidade te tirar as mãos do guidão o que te dar mais segurança, o mercado oferece inúmeros tamanhos de 0,5L até 3L;
    12. Materiais extras como câmeras de ar, e ferramentas como bomba para pneus, chaves, remendo de pneus a frio e até mesmo um câmbio reserva.
    13. Bússola, antes de levá-la certifique-se de que está devidamente calibrada e que você está preparado para utilizá-la;
    14. Procure conhecer o local que irá percorrer, e se possível monte um mapinha com alguns pontos de referência para que caso alguém se perca, ou precise voltar sozinho possa o fazer com segurança;
    15. Informe-se sobre a segurança no local do passeio.
    16. Divirta-se a valer!!!